Ortodontia Infantil
Ortodontia Preventiva e Interceptiva
O tratamento ortodôntico infantil é conhecido como “ortodontia preventiva e interceptiva”, sendo realizado nas fases iniciais do desenvolvimento dentário.
A maioria dos problemas bucais aparecem logo nos primeiros anos de vida, por isso é muito importante que você leve seu filho para uma primeira avaliação com o ortodontista em torno dos cinco anos de idade. Ao realizar um tratamento precoce, é possível impedir a instalação ou o agravamento de problemas de encaixe dos dentes, simplificando e reduzindo o tempo de um tratamento futuro.
A infância é uma fase de importantes e constantes mudanças no crescimento e desenvolvimento dos dentes e face.
O entendimento do que é normal para cada etapa é fundamental. Assim, atua-se de forma estratégica, visando prevenir ou corrigir alterações no desenvolvimento dentário e redirecionar o crescimento dos ossos da face.
Qual a melhor época para iniciar o tratamento ortodôntico?
Em certos casos de problemas dentários, o tratamento ortodôntico pode ser iniciado antes mesmo de todos os dentes permanentes terem nascido. O tratamento normalmente inicia após o nascimento dos quatro dentes incisivos superiores e inferiores e dos molares permanentes (entre 7 e 9 anos). O tratamento é recomendado quando algum dos problemas ilustrados abaixo é aparente:
Vantagens de iniciar o tratamento ortodôntico cedo
• Melhorar a relação entre as arcadas superiores e inferiores, permitindo um crescimento e desenvolvimento normal;
• Aproveitar o crescimento da criança para maior sucesso do tratamento;
• Melhorar a aparência facial e consequentemente a auto estima;
• Pacientes têm uma boa cooperação com o tratamento nesta idade;
• Evitar e reduzir a possibilidade de futuros tratamentos quando os pacientes forem adultos.
Tempo e fases do tratamento ortodôntico
O tratamento ortodôntico pode ser concluído em uma única fase ou dividido em duas fases separadas por um período de controle entre elas. Os pacientes deverão ter consciência que o tempo de tratamento dependerá de vários fatores.
A Dra. Camila Canellas irá rever as opções de tratamento com você. Apresentará as vantagens e desvantagens de realizar seu tratamento em duas fases ou num único programa.
1 - Primeira Fase
O tratamento normalmente leva 12 a 18 meses (entre 7 e 9 anos) e o aparelho usado varia de acordo com cada problema específico.
São alguns exemplos
• Aparelho ortopédico: aparelho removível usado para redirecionar o crescimento;
• Expansor palatal: usado para alargar o maxilar superior;
• Máscara facial: usado para mover a maxila superior ou os dentes para frente;
• Extraoral: usado para mover os molares superiores para trás;
• Braquetes: colocados nos dentes permanentes superiores e algumas vezes nos inferiores;
• Fase de Monitoramento.
O período durante a primeira e segunda fase o paciente terá de ser acompanhado pelo Dra. Camila Canellas a cada 6 meses.
2 - Segunda Fase
Durante a primeira fase do tratamento o ortodontista não tem controle sobre os dentes permanentes que ainda não nasceram. Caso eles nasçam e os problemas ainda existam, será necessário um tratamento adicional.
O tratamento para pré-adolescentes entre 12 e 13 anos normalmente leva entre doze e vinte e quatro meses.