Implantes dentários: tudo que você precisa saber para procurar pelo tratamento
Considerado pela implantodontia como a terceira dentição, os implantes dentários apesar de não serem novidade, são alvo de muitas dúvidas por parte dos pacientes.
Em parte por ser um procedimento complexo, mas também por ser relativamente oneroso e estar em constante evolução. A cada ano, novidades surgem para beneficiar pacientes e oferecer tratamentos melhores e mais eficientes.
E para esclarecer as principais dúvidas sobre implantes dentários, elaboramos um pequeno guia sobre o tema. Confira:
O que são implantes dentários?
Implantes dentários são estruturas metálicas que tem a função de substituir ou repor um dente perdido por motivos variados. Uma prótese (um novo dente) é confeccionada para substituir o dente ausente sendo colocada sobre o implante. Um implante dentário tem como principal função recuperar a atividade mastigatória e a beleza do sorriso.
Como surgiram os implantes dentários?
Os implantes dentários surgiram após a descoberta da osseointegração possível com a implantação do titânio pelo médico sueco Per-Ingvar Branemar. Ao realizar experimentos, ele identificou a integração entre osso e titânio, possibilitando assim o surgimento e desenvolvimento da implantodontia. Desde os anos 60 este tipo de procedimento é realizado com sucesso em todo o mundo.
Qual é a duração/validade de um implante dentário?
Implante e prótese dentária têm diferentes prazos de durabilidade, e variam de acordo com diversos fatores (higiene, hábitos do paciente por exemplo). Porém, uma peça de titânio costuma durar entre 15 e 20 anos. Já a prótese dentária tem uma durabilidade entre 20 e 25 anos.
Quais são os principais tipos de prótese para implantes dentários?
Sobre os implantes, que são parafusos de titânio colocados no lugar da raiz do dente perdido, colocamos as próteses, que são os dentes. As próteses podem ser de 1 dente (coroas sobre implante), sobre 2 dentes (ponte fixa sobre implante) e no caso de perda de todos os dentes usamos prótese tipo protocolo para repor todos os dentes. As próteses são fixadas sobre os implantes.
Quanto tempo demora o tratamento para a colocação de um implante dentário?
O tratamento de colocações de implante dentário passa por 2 etapas:
– A primeira etapa é colocar o pino de titânio. Após avaliação de uma tomografia do local onde vai o implante agendamos a consulta para colocação, a mesma dura em torno de 1 hora.
– A segunda etapa é colocar o dente. Que ocorre após a total integração entre o pino colocado e o osso do paciente. Para os implantes importados o tempo de espera para a colocação do dente é de 60 dias e para os implantes nacionais é 180 dias. Essa variação se deve ao período de osseointegração de cada implante.
Quais são as principais vantagens de um implante dentário?
Recuperação da auto estima, autoconfiança, recuperação da função mastigatória; melhoria no desempenho da função da fala, que passa a ser mais natural e confortável; o paciente terá sorriso completo, bonito e alinhado.
Quanto custa um implante dentário?
Os custos de um ou mais implantes dentários varia muito de acordo com a necessidade de cada paciente. Não é possível determinar o valor de um implante dentário sem o diagnóstico realizado por um implantodontista, e o valor final pode variar de acordo com o tratamento e materiais escolhidos.
Para um orçamento, agende uma consulta com a CMR Odontologia Especializada. A consulta pode ser marcada online, basta clicar em “Marque sua consulta” e definir a data.